RAI

2018

Relatório Anual de Informações

Mensagem do Interventor

2018 foi um ano de grandes mudanças para o Postalis. O primeiro ano de intervenção. Um ano difícil, de muito trabalho e, provavelmente, o período em que a entidade passou pelo mais profundo processo de transformação de sua história. Hora de arrumar a casa, fortalecer a entidade e prepará-la para os desafios dos próximos anos.

As mudanças começaram por uma abrangente reestruturação organizacional que reduziu o número de gerências e criou as coordenações, gerando economia e melhoria nos processos.

Outros pontos relevantes da reestruturação foram o fortalecimento dos órgãos de controle e governança e a segregação de funções. Neste contexto, trouxemos para o Postalis profissionais reconhecidos no mercado, elaboramos a matriz de riscos e os planos de ação para mitigar os principais riscos apurados e também demos início à estruturação do nosso programa de integridade.

Para ajustar as velas deste barco e colocá-lo na direção certa foram necessários passos arrojados. O encerramento das atividades nos núcleos regionais e a reprecificação dos ativos, com a consequente desvalorização das cotas do PostalPrev e redução significativa na rentabilidade do plano BD são exemplos disso.

Os resultados de 2018 nos mostram que estamos no caminho certo. Nos investimentos, os dois planos tiveram rentabilidade líquida acima da meta. O PostalPrev com 10,9% ante uma meta de 8,6% e o BD com 14,6%, para uma meta de 8,2%.

O trabalho de recuperação de ativos também apresentou bons resultados. No ano, foram recuperados R$ 70,5 milhões. A expectativa é que outros 216 milhões sejam recuperados até o final de 2019.

Destaca-se também a publicação do balanço contábil antes do prazo legal.

Outro fato relevante é que, pela primeira vez em muitos anos, o relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis não trouxe nenhuma ressalva.

O trabalho continua. Temos ainda tarefas muito difíceis pela frente, como tratar a gravíssima situação do plano BD e dar continuidade às ações relacionadas ao banco BNY Mellon.

Em 2018, as prioridades foram a identificação da situação econômico-financeira dos planos, a organização da entidade, a melhoria na governança, a recuperação de ativos e a realização de estudos da estratégia para o plano BD. Para este ano, o nosso foco será a continuidade dos trabalhos de recuperação dos ativos e a definição do futuro do BD.

Todo o trabalho que a intervenção vem desenvolvendo tem sido conduzido em parceria com a equipe de empregados. Sem dúvida, ao final do processo, a entidade terá uma equipe mais preparada, com maior capacidade de análise e agilidade para mudar e se adaptar às novas situações.

Seguimos com a certeza de estar cumprindo os objetivos da intervenção e preparando o Postalis para os desafios que ainda estão por vir.

 Walter de Carvalho Parente
Interventor

POSTALIS

Instituto de Previdência Complementar

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – Brasília/DF
CEP 70.715-900
Telefone: 4003-3669

© 2010-2019 Postalis. Todos os dereitos reservados.