RAI 2019

Relatório Anual de Informações

Mensagem da Diretoria

O Postalis mudou!

Após dois anos e dois meses, em dezembro de 2019 chegou ao fim o período de intervenção no Postalis. O Instituto voltou a contar com os Conselhos Deliberativo e Fiscal e uma Diretoria Executiva, ainda que em caráter provisório, para dar continuidade a seu processo de recuperação: de governança, de patrimônio e de credibilidade junto a seus participantes, ao mercado de previdência e à sociedade em geral.

Nesse último ano, entrou em vigor nosso Programa de Integridade, que fortalece os controles de gestão e torna o processo de tomada de decisão menos concentrado e mais transparente. Além de um conjunto de normas, o Programa concretiza a prática do Compliance no dia-a-dia do Instituto, contando com a colaboração e a vigilância de nossos participantes, assistidos e beneficiários, colaboradores, terceirizados e fornecedores. Uma das principais ferramentas do programa é o Canal de Denúncias, administrado por empresa independente.

O Estatuto Social foi aprimorado para consolidar as mudanças feitas pela intervenção no Postalis, além de apresentar um maior detalhamento das atribuições, aderência às melhores práticas de mercado, aperfeiçoamento da estrutura de governança e o aprimoramento do texto adequando dispositivos à legislação vigente e às normas da Previc.

Alguns resultados das mudanças realizadas em 2019 já são tangíveis: economia administrativa, transparência na gestão, retomada da rentabilidade dos planos, com 23,44% de valorização no Plano BD e 14,30% no Postalprev em 2019. Os índices representam, respectivamente, 243,64% da meta atuarial prevista (de 9,62%) e 147,86% do índice de referência (de 9,67%) planejado para o ano.

A melhora da rentabilidade ocorreu também pela reincorporação de R$ 285 milhões ao patrimônio dos planos, de outubro de 2017 até fevereiro de 2020, por meio da recuperação de garantias de investimentos mal sucedidos no passado. As ações judiciais, a colaboração com o Ministério Público e as celebrações de acordos serão mantidas na busca para reparar os prejuízos causados aos participantes e à patrocinadora.

Todos estes avanços, no entanto, são insuficientes para aplacar o déficit do Plano BD. Por isso, estamos elaborando estudos e retomando o diálogo com a patrocinadora, com representantes dos participantes e dos assistidos, para que possamos, juntos, definir uma estratégia previdencial viável e que solucione definitivamente a questão.

Mesmo diante das dificuldades, destacamos que o Instituto manteve em dia todos os seus compromissos financeiros. Pagamentos da ordem de: R$ 714,2 milhões em aposentadorias, R$ 80 milhões em pensões e R$ 45,6 milhões em outros benefícios somente em 2019. E o mais importante, nos orgulhamos de registrar 95% de satisfação dos participantes com o nosso atendimento.

Sabemos que há muito trabalho pela frente, mas com as atuais diretrizes e com o empenho imprescindível da nossa equipe de colaboradores, estamos focados na reconstrução de uma empresa estratégica, ética e eficiente na administração de planos de previdência. Tudo isto é nossa obrigação junto aos mais de 130 mil empregados dos Correios que confiaram ao Postalis a administração de sua renda no futuro.

Postalis – Instituto de Previdência Complementar é uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. 

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