RAI 2019

Relatório Anual de Informações

Análise Econômico-financeira

O ano de 2019 marcou o fim de sucessivas rentabilidades abaixo da meta atuarial registradas no Postalis. Este resultado é decorrente de um cenário econômico mais favorável, com desaceleração da inflação, queda de taxas de juros e recuperação do mercado de ações. Apresentamos a seguir, algumas considerações sobre cada plano administrado pelo Instituto.

O Plano BD Saldado do Postalis apresentou rentabilidade 23,44% no ano de 2019, 143,6% superior à taxa atuarial do plano (9,62%). Tal resultado representa um aumento de R$ 355 milhões no total do ativo destinado à cobertura dos compromissos com os participantes e assistidos do plano de benefício, considerando o desembolso líquido (já descontadas as contribuições) de R$ 282 milhões para honrar o pagamento de benefícios ao longo de 2019.

 

Entre os fatores que contribuíram para o retorno da carteira do plano BD Saldado, cabe destacar o retorno com os títulos públicos, em especial os títulos indexados à inflação que, no fim do ano, representavam 49,98% dos investimentos do plano e apresentaram retorno de 16,18% no ano.

Em continuidade às estratégias adotadas em 2018, no ano de 2019 foi mantida a preferência por alocação em ativos com liquidez de curto e médio prazo, de modo a acompanhar à dinâmica do passivo de um plano maduro, que tem maior volume de pagamento de benefícios do que de recebimento de contribuições e considerando o ponto de inflexão projetado para 2023, conforme apontado no Relatório de Liquidez Médio e Longo Prazo PBD – Base Dezembro – 2018.

Com um cenário de juros em baixa, a rentabilidade dos novos investimentos em renda fixa tendem a ser inferiores à taxa atuarial do plano e se apresentarão como um grande desafio para os próximos anos. Dessa forma, entre as medidas em estudo pelo Postalis estão a elevação da exposição em outras classes de ativos, em especial em renda variável.

O plano PostalPrev apresentou, em 2019, a rentabilidade de 14,30%, 47,8% superior ao índice de referência do plano (9,67%). A redução da taxa básica de juros ao menor nível já registrado na economia brasileira (4,5% ao final de 2019), levando uma parcela dos investidores a migrar seus investimentos de renda fixa para a renda variável, associado aos resultados positivos apresentados pela atividade econômica brasileira ao longo do ano colaboraram para a performance positiva da bolsa, e, consequentemente, beneficiando os ativos em renda variável do plano, que, ao final de 2019, apresentaram rentabilidade de 49,01% no ano e representavam 14,16% da carteira.

Associado a isso, o plano, em dezembro de 2019, detinha 58,42% do plano alocado em títulos públicos indexados à inflação e marcados na curva, a uma taxa real média de 6,51% ao ano.

Postalis – Instituto de Previdência Complementar é uma entidade fechada, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira. 

Centro Empresarial Brasília Shopping
SCN, Quadra 05, Bloco A, Torre Sul – sala 401
Asa Norte – Brasília/DF
CEP 70.715-900
Telefone: 3003-3669 (sem DDD)

© 2020 Postalis. Todos os direitos reservados.